Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/html/consultorio.med.br/web/wp-includes/blocks/shortcode.php on line 33

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/html/consultorio.med.br/web/wp-includes/blocks/social-link.php on line 47
Indicações de Histeroscopia Diagnóstica – Consultório
BLOG Noticias do Consultório

Novidades no Consultório Saúde Feminina

Indicações de Histeroscopia Diagnóstica

By : on : junho 4, 2020 comments : (0)

Indicações.

A histeroscopia é considerada hoje o padrão ouro na avaliação da cavidade uterina e patologias que tem em sua fisiopatologia inter-relação com esta cavidade são a indicação para o procedimento. O método permite uma avaliação singular da cavidade bem como avaliação de aspectos funcionais de endométrio como vascularização, espessura, presença ou ausência de muco e sinais indicativos de infecção. Ainda, é o único que permite biópsia dirigida de áreas suspeitas ou lesões. Finalmente, como procedimento cirúrgico é tratamento para grande numero de lesões apresentado as vantagens já classicamente relacionadas a abordagem endoscópica como menor morbi- mortalidade, menor tempo de internação, menor tempo para reinício das atividades e menor custo. Estas indicações são:

Sangramento uterino anormal.

Sangramento uterino anormal é uma das principais causas de consulta ginecológica e a principal justificativa para indicação de histeroscopia. Tem ainda maior importância quando se considera o fato de ser o principal sintoma associado ao câncer de endométrio. Nos sangramentos está sempre indicada uma biópsia o que permitirá grande sensibilidade e especificidade na detecção das neoplasias endometriais e ainda um preciso diagnóstico diferencial com as outras patologias intra-uterinas.

Infertilidade.

Infertilidade é a segunda indicação mais freqüente para a histeroscopia. Devido a possibilidade de visualização direta da cavidade permite a identificação ou definição de detalhes relacionados a cavidade uterina. Além disto, tem impacto positivo nos resultados reprodutivos por permitir o tratamento das lesões como miomas submucosos, pólipos, septos, sinéquias, dentre outros. Na seleção de pacientes com indicação de tratamentos de reprodução assistida, muitos autores e diversos serviços utilizam o método como avaliação rotineira no estudo da cavidade uterina e endométrio com objetivo de otimizar seus resultados.

Diagnóstico de patologias suspeitadas por outros métodos.

Com acurácia superior aos demais métodos de avaliação da cavidade uterina é indicada a histeroscopia sempre que se apresenta alguma duvida em relação a achados de exames propedêuticos como a histerossalpingografia (HSG), ultra-som (US) e histerosonografia.

Localização de corpos estranhos na cavidade uterina.

O corpo estranho mais comumente abordado é o DIU, no entanto qualquer corpo estranho instalado na cavidade uterina pode ser identificado e removido pela histeroscopia.

Diagnóstico e seguimento de hirplasia endometrial.

Diagnóstico e estadiamento de carcinoma endometrial e de endocervix.

Identificação e localização de restos ovulares.

Diagnóstico e seguimento de neoplasia trofoblástica gestacional.

Instrumento de apoio em outras abordagens propedêuticas. ( Falopioscopia / hidrolaparoscopia/ Fertiloscopia)

admin

Author

view all posts

Deixe uma resposta